Use o Facebook para crescer o seu canal YouTube

Use o Facebook para crescer o seu canal YouTube

Adicionar ao carrinho

Atualizado: Dezembro 2019


O vídeo é e vai ser cada vez mais importante nos próximos anos.

Embora o Facebook e o YouTube sejam concorrentes, não significa que não possa usar o Facebook para aumentar o seu n.º de subscritores no YouTube.

Porquê usar o Facebook com o YouTube?
Porque funciona 🙂

O método: vamos usar anúncios Facebook para levar tráfego para o seu canal YouTube. Com esse tráfego, vamos convertê-los em subscritores.

É possível fazer isto com um orçamento minúsculo, dando uma série de benefícios adicionais:

  1. aumento de ranking do seu canal YouTube
  2. aumento de ranking da sua página Facebook
  3. criar públicos e anúncios retargeting
  4. mais subscritores e visualizações

Vamos ver cada uma destas vantagens.

Vantagem 1: Aumento de ranking YouTube
Ao captar mais subscritores, e ter mais pessoas a ver os seus conteúdos no YouTube, estará a aumentar a “importância” que o seu canal tem na plataforma.

À medida que tem mais subscritores, mais pessoas existem para ver os seus vídeos, mostrando ao YouTube que o seu canal é potencialmente relevante para outros utilizadores.

Youtube ranking

Vantagem 2: Aumento de ranking Facebook
Como está a fazer anúncios para levar pessoas para o seu canal YouTube, o Facebook percebe que você está a investir na sua página.

Isto mostra ao Facebook que você se preocupa com a sua página. Ao investir em anúncios, está a aumentar o ranking (invisível) da sua página, e por sua vez, irá melhorar o desempenho dos seus anúncios.

Facebook ranking

Vantagem 3: Criar públicos e retargeting
Ao fazer estes anúncios pode criar públicos para fazer anúncios retargeting a estas pessoas. Saiba mais sobre retargeting aqui.

Pode criar um simples anúncio vídeo para levar as pessoas para o seu canal YouTube, e todas as pessoas que interagirem com o seu vídeo podem ser criadas como público.

Quando esses públicos tiverem amadurecido, serão bons para lhes enviar conteúdo promocional, criar públicos semelhantes a partir delas, e perceber melhor o tipo de pessoa que interage com o seu conteúdo.

Facebook circulo vermelho pessoas

Vantagem 4: Mais subscritores e visualizações
Se fizer este método que lhe vou explicar, vai ter mais subscritores no seu canal YouTube e mais visualizações dos seus vídeos a baixo custo.

Comparada com outras plataformas, o Facebook consegue ser bastante económico se souber o que está a fazer, além de ter bastante versatilidade no tipo de campanhas que se podem criar.

Visualizacoes vídeo


Vamos então à parte técnica do setup deste método…

Passo a passo: como fazer isto

Para começar, o seu canal YouTube deve ter uma boa quantidade de conteúdo de qualidade.

Você está a levar tráfego para o seu canal, ele deve estar bem apresentado. Deve ter a imagem do canal em sintonia com a sua marca e ter todos os links relevantes (website, outras redes sociais).

Se não tem o seu canal bem apresentado, trate disto antes de começar a lançar dinheiro em anúncios. Seria como convidar pessoas para a sua festa de anos e a sua casa estar cheia de pó e tralha por todo o lado.

Imagem exemplo canal youtube

Passo 1 – anúncios

Quando tiver o seu canal YouTube bem apresentado, comece a fazer anúncios para os seus vídeos no YouTube. Estes serão anúncios criados no Facebook para os seus vídeos no YouTube.

A razão pela qual cria estes anúncios é para dar aos utilizadores uma pontinha de curiosidade para suscitar o interesse.

Pense no exemplo da Televisão na sua casa. Os nossos canais Portugueses e estrangeiros (AXN, Fox, etc.) dominam isto como ninguém.

Nos intervalos entre programas, eles mostram teasers de alguma série de TV que desperta a atenção do espetador. Emule o exemplo deles. O que é que torna aquele teaser tão bom? Que elementos usaram para me chamar à atenção?

Ilustração de homem numa TV

Passo 2 – álbum facebook

Depois de ter o seu canal YouTube bem estruturado com alguns anúncios Facebook prontos a correr, vai criar um álbum na sua página Facebook.

Nesse álbum vai colocar todos aqueles vídeos “teaser”, ou seja, os anúncios que tiver criado no Facebook com o propósito de levar as pessoas para o seu canal YouTube.

Browser com album

Passo 3 – públicos e campanhas

Este passo não é obrigatório, porque você pode simplesmente fazer uma campanha de tráfego com um vídeo no criativo para criar os seus públicos.

Mas uma campanha de visualização de vídeo fica normalmente mais barata, e os públicos convertem-se melhor do que estivesse a atingir públicos frios. De qualquer forma, teste. Faça campanhas de tráfego e visualização de vídeo.

Publicos personalizados

Experimente também uma campanha de interação, porque isso vai levantar a prova social e ajudar a que a campanha de visualização de vídeo e tráfego tenham melhor desempenho mais tarde.

Estas campanhas de interação são boas para páginas com poucos fãs (alguns milhares), as páginas com muitos fãs (dezenas ou centenas de milhares) já tem prova social suficiente.

Eis um exemplo da sequência das campanhas.

  1. Campanha de interação: dia 1 a 3.
  2. Campanha de visualização de vídeo: dia 1 até 5.
  3. Campanha de tráfego: dia 3 a 5.

3 objetivos campanhas

Passo 4 – subscrição automática

Agora faça uma campanha de tráfego para aproveitar essas visualizações de vídeo e esses públicos (opcional) que criou em subscritores do seu canal YouTube.

Uma forma ninja de fazer isto é usar um link direto de subscrição.

Para fazer isto, adicione o seguinte código no final da URL do seu canal YouTube, e quem clicar no link é-lhe pedido para subscrever o canal mesmo antes de ver o vídeo:

?sub_confirmation=1

Por exemplo, clique neste link (meu canal YouTube), e se ainda não tiver subscrito, irá ver isto:

Confirmar subscrição canal YouTube

Resumo

Neste artigo aprendeu a ganhar mais subscritores para o seu canal YouTube usando anúncios Facebook.

Esta tática é uma das melhores formas de usar o Facebook para melhorar a presença do seu canal YouTube.

Se usar estas dicas, partilhe comigo nos comentários.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário