Fala em Público para dar ao teu negócio uma vantagem competitiva

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


homem espreita criança

Competências em comunicação, especialmente competência em falar em público, são essenciais para o sucesso duma empresa. Muitas empresas, empreendedores, gestores e líderes começam o ano cheio de esperanças e carregados com otimismo. Têm objetivos a conquistar e novas estratégias de marketing a refinar.

Falar em público é a tua arma secreta

A arma secreta que qualquer pessoa, especialmente um líder e empreendedor pode usar para atingir os seus objetivos é melhorar as suas competências de falar em público. Ter a capacidade de poder comunicar facilmente é importante para conquistar pessoas e novos clientes para o nosso lado. Um Presidente Executivo que esteja a negociar com outra empresa, ele ou ela tem de ter boas capacidades de comunicação; um Gestor tem de saber e poder dar formação ou uma palestra às pessoas que dependem dele, e um Diretor Comercial tem de conseguir fazer entender ao cliente que percebe as necessidades deste.

Através da arte de falar bem, tu podes criar credibilidade, confiança e posicionares-te a ti e à tua empresa como um especialista reconhecido. Ao interagir com o nosso público em atividades de comunicação, temos a oportunidade de dar a nossa opinião e mostrar a nossa voz com o nosso mercado, de forma gratuita. Falar em público pode ser uma boa maneira de angariar Relações Públicas gratuitamente, ao mesmo tempo que é uma boa ferramenta de marketing.

Alguns especialistas dizem que dar um discurso informativo, não comercial, amornenta o seu mercado e angaria confiança. Supõe só por uns instantes as possibilidades que podem fluir de te posicionares a ti próprio ou à tua empresa como líderes de opinião no teu segmento de mercado.

Falar em público é uma arte. E como tal, antes de saíres disparado, deves te preparar e aprender convenientemente a falar em público, preferencialmente com um especialista. Podes igualmente juntar-te à Toastmasters se a tiveres na tua cidade. Toastmasters é uma organização internacional em que os seus membros falam em público e criticam-se à vez.

Segue estes passos

  1. Procura ajuda, um mentor, ou formação de um especialista em falar em público.
  2. Faz com que falar em público seja uma prioridade na tua estratégia de marketing.
  3. Procura oportunidades onde poderás falar para o teu mercado – fala por exemplo com associações de comércio ou pessoas que organizam conferências relacionadas com a tua atividade e faz uma marcação.

CONCLUSÃO

Falar em público ou diante de grupos pode parecer um pouco assustador, mas desenvolver competências nesta área podem melhorar bastante a tua situação profissional assim como a da tua empresa em 2013. Consegue ser igualmente um bom método de publicidade gratuita que poderás usar e abusar.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário