Junta-te aos outros e poupa à grande

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


Faz parceria com outras empresas para melhorares o teu poder de compra. Juntem-se para conseguir negociar melhores compras com fornecedores em coisas como material de escritório ou serviços de manutenção. Ou então cria tu o teu prório grupo a nível local para te dar mais flexibilidade e baixar os teus custos.

Como é habitual dizer hoje em dia, “na nossa conjuntura”, pode ser difícil criar uma empresa. Enquanto que os outros estão a apertar o cinto e a querer poupar dinheiro eis que aqui estás tu a querer gastá-lo. Existem algumas formas de poupares dinheiro enquanto cresces o teu negócio.

Poupa energia ao desligares as luzes, o teu computador ou outro equipamento empresarial ou de escritório quando não o estás a usar. Dá a conhecer aos teus empregados (se os tiveres) que a ajuda deles é bem-vinda neste esforço conjunto. Podes adicionar algum tipo de automatismo ao teu aquecimento ou ar-condicionado no escritório para poupar em custos (ou simplesmente não os ter – eu sei, é bera). Térmostatos, sensores de movimento e temporizadores podem-te fazer poupar 30% de custos comparado com um edifício ou escritório que não tenha estes mecanismos de poupar energia.

Na mesma linha de pensamento, dependendo da tua atividade, usa portáteis em vez de usar computadores de secretária. Um portátil usa 80-90% menos energia e a maioria dos empregados preferem aparelhos mais pequenos do que computadores grandes. Isto é ainda mais importante como implementação numa nova empresa já que te estás a iniciar e podes ainda não ter comprado nenhum computador. Agora nota, se a tua atividade envolve desenvolvimento web ou arquitetura (etc), então sugiro um computador de secretária ou então um monitor que consigas ligar ao portátil, pois nestas atividades quanto mais espaço tiveres de ecrã melhor.

Avalia a tua conta de telefone e percebe o uso que dás ao telefone. Talvez tenhas de reduzir o número de linhas de telefone ou substituir para outro prestador de serviços. Se a tua atividade envolve fazer uma série de chamadas para fora, poderás pensar em requisitar um serviço do género do VoIP (voice over IP).

Envolve-te mais na tua comunidade local de empresas. Faz networking com outras pequenas empresas, quer sejam da tua indústria ou náo. Ao te juntares a associações de comércio, ou associações da tua indústria, bem como interagires com os teus vizinhos, podes aprender outras dicas para poupar dinheiro, assim como te juntares a eles em parcerias de publicidade. Também podes usar a tua rede de conhecimentos para troca de serviços. Por exemplos, se crias websites, podes trocar os teus serviços com outra empresa que imprima materiais de publicidade que precisas, ou teres um restaurante/bar amigo onde podes ir para reuniões com clientes.

Não te preocupes com escritórios “todos janotas”, carros vistosos ou teres os últimos brinquedos e tecnologia. Quando estás a criar um projeto ou uma empresa tens de contar cada cêntimo e verificar cada despesa. Uma forma de te manteres abaixo do vermelho é comprares material de escritório usado (não é vergonha nenhuma), por exemplo, impressoras usadas ou que sejam novas mas têm algum defeito. Podes encontrar alguns bons negócios, porque há material deste género que para todos os efeitos é novo mas tem alguma imperfeição que torna o seu valor mais baixo ou teve de ser devolvido.

Baixa a tua conta da luz, poupa em despesas de telefone e compra de forma mais económica material de escritório. Com estas sugestões uma empresa a dar os primeiros passos pode reduzir o custo do dia a dia e as despesas típicas sem fazer parecer que o teu projeto não é profissional.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário