Facebook Lead Ads o que são e como criar

Facebook Lead Ads: o que são e como criar

Tenho boas notícias: os seus dias de criar landing pages para captação de leads acabaram.

Não há mais luta, confusão ou frustração por não conseguir arranjar as leads que quer. E só tem de agradecer ao Facebook, com um tipo de anúncio chamado “Geração de Leads” (Lead Ads).

Eis um exemplo:
Exemplo de Lead Ads

O que são os Facebook Lead Ads?

Os Facebook Lead Ads são um tipo de anúncio no Facebook que permite aos anunciantes captar os dados duma pessoa sem que esta tenha de sair do Facebook.

São pequenos posts que aparecem na sua feed que têm normalmente uma imagem apelativa e um botão de inscrição em baixo. Não os pode criar para o seu perfil pessoal Facebook já que eles são para ser usados para captação de leads (informação de potenciais clientes) para o seu negócio.

Isto funciona apenas em telemóveis.

Os utilizadores podem inscrever-se para as suas ofertas dentro do Facebook, sem ser necessário a pessoa sair, ir para o seu site, e então aí esperar que ela se converta.

Este tipo de anúncio é igual aos outros, ora veja.
Anúncio que ao ser clicado leva para formulário

Mas tem uma diferença.

Quando alguém clica na imagem, no texto ou no apelo à ação (Regista-te), uma lightbox aparece para colocar os seus dados.
Formulário Lead Ad

Pode usar os anúncios Geração de leads para:

  • subscrever pessoas para a sua lista de email
  • promover um webinar
  • fazer um concurso
  • oferecer cupões e descontos

Facebook Lead Ad: como criar, passo-a-passo

Passo 1
Vá ao Gestor de Anúncios e clique em Criar Anúncio
Botão Criar Anúncio

Passo 2
Escolha o objetivo da sua campanha (Geração de leads). É este o tipo de anúncio mágico que nos vai permitir captar leads dentro do Facebook, ficando com o nome e email delas.

Anúncio geração de leads

Passo 3
Escolha a sua página Facebook e o Público para o qual vai mostrar este anúncio. O que Facebook Lead Ads tem de bom é que pode ser específico nos detalhes de segmentação, tais como local, idioma, sexo, ocupação e outros. Além disso, após ter criado um público, ele será automaticamente guardado para si para usar em outros anúncios.

Para criar um Público rapidamente, veja este vídeo. Se quiser estratégias mais avançadas, saiba como criar um Público frio, e se quiser levar isto ao próximo nível, veja também o Guia Completo dos Públicos Personalizados.Definir público ao criar anúncio Facebook

Passo 4
Depois pode escolher o início e fim da sua campanha, bem como o orçamento. Após decidir quanto dinheiro quer investir, o Facebook mostra-lhe aproximadamente quantas pessoas irá alcançar com o seu anúncio.

E quando o dinheiro acabar, a campanha pára, e antes de parar receberá uma notificação de que ela está prestes a terminar. Portanto não se preocupe se quer prolongar a sua campanha, porque recebe um lembrete de cada vez que estender o prazo. Pode ainda especificar as alturas (horas, dias) em que o seu anúncio irá ser exibido.

Orçamento e horário de publicação anúncio Facebook

Passo 5
Agora pode ser tão criativo quanto quiser, porque irá montar a sua campanha, que basicamente significa escrever o seu texto/descrição e a imagem para o anúncio.

Começa primeiro por escolher o tipo de anúncio (carrossel, image, video ou slideshow), faz o upload da sua imagem (ou vídeo), escreve o texto e define o seu apelo à ação (ex.: Regista-te).

Anúncio Facebook Lead Ads

Passo 6
Clique em continuar e irá para a secção de “Formulário de leads”. Esta secção é onde define o seu formulário de captação da lead. Ou seja, no passo anterior, nós criamos o anúncio, e neste passo, criamos o formulário que aparece como janela lightbox quando alguém clica no anúncio.

Aqui tem a opção de ter um ecrã de boas-vindas (opcional), que aparece antes do verdadeiro formulário. Seleciona as opções disponíveis, como por exemplo se quer apenas email ou nome também (e outros campos), e pode também editar o texto ou mudar a imagem se quiser. Ao preencher as opções a pré-visualização aparece no lado direito.

Note: poderá ter de clicar no separador “Definições” para selecionar a língua do formulário.

Coloque também a sua política de privacidade, que revela como usa os dados do utilizador. Eis um exemplo da minha.

Preview do anúncio Facebook Lead Ad

Passo 7
Por fim, mas não menos importante, coloca um link para o seu site ou para uma página de obrigado. O email e nome do utilizador ficam captados pelo Facebook, mas pode querer colocar aqui um link para sua homepage ou para uma “thank you page” (página de obrigado) onde pode mostrar mais informação ao utilizador.

Por exemplo, no meu caso captei leads interessadas em fazer o tal minicurso. Posso aqui colocar uma página de obrigado em que mostro à pessoa o que ela pode esperar do minicurso e como é que o conteúdo vai ser enviado (uma lição por dia, etc).

Depois disto, é só clicar em “Concluir” no canto superior direito, e depois no botão verde de “Efetuar Encomenda”.

FB Lead Ads ligação para site

Passo 8
Após criar o anúncio, pode testar o seu anúncio no desktop, mobile e outros locais de publicação que tenha escolhido (newsfeed, instagram, etc.).

Só para lembrar que isto pode ser um pouco confuso:

  • Criámos um anúncio de “Geração de Lead” (também chamado de Facebook Lead Ads)
  • Criámos o formulário de captação de lead (com nome e email) quando a pessoa clica no anúncio

Preview do anúncio depois de terminar

Passo 9
As leads que captar estarão disponíveis no Gestor de Anúncios (a nível do Conjunto de Anúncios), e é aí que pode fazer o download delas. Ou então pode usar o Zapier, criando um zap, e enviá-las para o seu serviço de email marketing. Esta ligação do Zapier é um serviço pago.

Ver resultado de Lead Ads e download de Leads

Se usa o Drip (serviço de email marketing), a sua vida está facilitada, porque o Drip capta as leads diretamente para a sua conta. Eis um artigo que explica como enviar as leads captadas automaticamente para o Drip.


Dúvidas? Coloque nos comentários

Agora vá e conquiste o mundo digital com o seu novo conhecimento de que poderá captar leads dentro do Facebook – e que a maioria da sua concorrência ainda não sabe como.

Seja social e partilheShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

1 comentário sobre “Facebook Lead Ads: o que são e como criar

Deixe um comentário