Muda a tua linguagem corporal para venderes mais

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Homem a falar em púlpitoAs tuas ações não-verbais falam mais alto que as tuas palavras. Muda a maneira como te apresentas aos clientes, e o teu negócio vai desabrochar.

Lembras-te quando a tua mãe te chateava para te sentares direito à mesa? Ela sabia que as pessoas têm tendência para ler a linguagem corporal dos outros mais do que aquilo que é dito.

Quando vendes, não estás só a vender o teu produto, estás-te a vender a ti. Isto é especialmente importante se fores freelancer ou consultor.

Se colocares as mãos nos bolsos, por exemplo, as pessoas normalmente não te levam a sério. Coloca-te numa pose confiante (mas não arrogante) ao colocar as mãos de cada lado ou nas ancas.

No que toca a inspirar ou convencer os outros, tu até podes dizer as palavras certas na altura certa, mas se a tua postura não verbal envia uma mensagem diferente, é isso que os outros irão percecionar da tua interação.

A comunicação não-verbal acontece quer tu queiras ou não, e é fácil passares a mensagem errada. No entanto, com alguma orientação, qualquer pessoa pode se sentir confortável e em controlo da maioria das situações em que se encontra.

Respira naturalmente

A respiração é uma das ações não verbais a que se devia de prestar mais atenção. Se respiras de forma natural e confortável, a outra pessoa tem tendência de se sentir segura e calma. Uma respiração calma e consistente acalma corpo e mente e é uma das coisas que melhor podes controlar a nível de ações não-verbais, já que te dá a impressão que és confiante e estás em controlo.

Bom contacto visual

Contacto visual direto é um sinal de confiança. Há quem diga que se não fizeres muito contacto visual direto, que não passas confiança aos outros. No entanto, isso é verdade até um certo ponto. O contacto visual funciona melhor quando ambas as pessoas se sentem à vontade. Tanto muito como pouco contacto visual pode ser um sinal de desrespeito, desinteresse, ou arrepiante. Quebrar contacto visual numa conversa acontece de forma natural e ajuda a processar o que estás a ouvir.

Usa o teu queixo

Embora os olhos sejam um ponto de atenção em ações não verbais, é no queixo que te deves concentrar. Aquilo que fazes com o queixo mostra aos outros o que se passa dentro de ti. Por exemplo, se o teu queixo está para um dos lados, a tua cabeça está de lado. Isto é um movimento submissivo que pode passar a mensagem de que queres ser aceite, ou que estás confuso(a). O queixo no ar pode-te fazer parecer pretensioso e um queixo para dentro, de que és tímido e não queres falar. Para mostrares confiança, coloca-te direito e mantém o teu queixo paralelo ao chão.

Inclina-te para mostrares interesse

Mostra interesse naquilo que um cliente tem para dizer melhora o relacionamento entre ambos. A melhor forma de mostrares que te importas com aquilo que ele(a) está a dizer é inclinares-te ligeiramente para a pessoa ou objeto de interesse. Quanto mais te inclinas, mais interesse mostras, mas não exageres. A inclinação deve ser ligeira, e não uma investida. Respeita a zona de conforto e o espaço pessoal da pessoa com quem estás a comunicar.

Mostra perícia com os braços e pose

Apresenta-te como um expert num assunto em que és conhecedor(a), para poderes vender bem os teus produtos e serviços. Coloca-te com os teus ante-braços à altura da cintura à frtente do teu corpo e os teus pulsos à mesma altura dos cotovelos, de modo a que osa ante-braços estejam paralelos com o chão. As tuas mãos podem estar ligeiramente apertadas, mas não mexas os dedos. Podes ainda juntar os polegares com os indicadores, de forma a que quando olhas para as mãos, parece que eles estão a fazer um triângulo com os teus dedos apontados para fora. Podes fazer outras variações, como estares de pé com os teus braços pendurados em cada lado, ou deixar uma mão pendurada de lado e a outro paralela ao chão, a agarrar num livro ou semelhante.

Sorriso

O teu sorriso comunica que és confiante e contente contigo mesmo(a) e com o teu negócio. Mostra ainda que és uma pessoa que os outros se podem sentir confortáveis em abordar. Sorrir é importante tanto em pessoa como ao telefone. Muitas vezes eu sorrio ao telefone, porque sei que a outra pessoa consegue sentir o meu sorriso.

Segue estas dicas para ficares com uma pose confiante, e irás-te encontrar a comunicar melhor com os outros e a vender melhor os teus serviços.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário