Melhor conselho que podes ter na tua carreira

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Dezembro 2019


Palavras sábias para quem está no marketing, design ou empreendedorismo.

Antes de sabermos andar de bicicleta, não sabíamos. Todos nós fomos principiantes em alguma coisa.

Há aqueles que são estagiários que têm medo de cometer um erro, ou outros que até são desafiadores o suficiente para dizerem o que pensam. Mas todos percebem que nem sempre o que fizemos foi a melhor decisão.

Há uma coisa em comum em todas as pessoas que estão a começar na sua atividade, que é: todos precisam de orientação.

Isto não é vergonha nenhuma.

Quer seja através dos pais, dum professor da universidade, dum mentor ou colega de trabalho, todos nós nos virámos para alguém em tempo de necessidade para perceber melhor o mundo dos negócios, trabalhar com os clientes ou explorar a nossa criatividade.

Queríamos saber o que esperar (e o que esperavam de nós), e como fazer tudo em condições para que se pudessem orgulhar de nós.

Eis alguns conselhos que tenho para ti.

Sê honesto(a)

Dá conselhos aos teus clientes como se desses conselho a um amigo ou aos teus pais. Ser franco e direto (sem ser mal educado ou insensível) é uma das melhores caraterísticas que um profissional pode ter.

Se não sabes alguma coisa, diz que não sabes mas que irás investigar. Mesmo os mais velhos e aqueles que parecem que têm uma aura de conhecimento à volta deles, não sabem tudo. Ninguém sabe tudo.

Vive no momento

Quando estás de volta dum projeto ou com um cliente, não estejas a viajar mentalmente. Vive no momento, foca-te no presente.

Ouve o teu cliente com empatia e desejo, ou trabalho no teu projeto com afinco. Percebe o ponto de vista do outro e faz os possíveis para encontrar uma solução que vá ao encontro de ambos.

Não te contentes com o óbvio

O que é óbvio é o que os outros já pensaram.

A frase “pensar fora da caixa” é batida, mas é isso que como profissional deves aspirar, e olhar para além daquilo que é óbvio. Desenvolve a tua competência de ver aquilo que os outros não estão a ver.

Mantém-te humilde

As tendências estão contínuameNte a evoluir.

Se estás de tal forma agarrado(a) aos teus conceitos que pensas que já sabes tudo, ou que a tua maneira de fazer as coisas é a correta, é aí que deixaste de aprender e ser útil.

Trabalha numa empresa

Não podes esperar ir para o topo do mundo duma vez. Começa nos degraus de baixo, ganha experiência e colabora com os teus colegas e equipa.

Trabalha para uma empresa ou alguém que faça sentido e no qual consigas agregar valor às pessoas.

Começa antes de estares pronto(a)

Os seres humanos têm a mania da perfeição.

O problema é que não somos perfeitos. Queremos que certo projeto, cliente ou negócio corra daquela maneira e queremos ter tudo preparado, mas há o risco de nunca avançares com a coisa.

Por isso, mexe-te antes de estares pronto(a). Podes melhorar a coisa à medida que avanças. É mas fácil olhar para trás e ver que fizeste, do que olhar para a frente nunca tendo feito.

É mas fácil olhar para trás e ver que fizeste, do que olhar para a frente nunca tendo feito.

E tu?

Qual o melhor conselho que já te deram e como é que isso impactou a tua vida?


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário