Chatbots: Prazo limite aprovação Facebook

Chatbots: Prazo limite aprovação Facebook

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


A partir de 1 Janeiro, 2019, Facebook requer Permissões de Mensagens de Subscrição a nível da Página.

Isto significa que se quiser fazer Messenger Marketing, a sua página tem de estar aprovada pelo Facebook.

Veja o vídeo ou continue a ler

Subscreva-se no canal YouTube:
Botão subscrição canal YouTube

Vamos dar um bocado de contexto a isto. Quando você faz alguma atividade promocional no Messenger, tem 24 horas para enviar uma mensagem promocional ao utilizador. É uma janela de 24 horas a partir do ponto em que a pessa se inscreveu no seu Messenger ou interagiu de alguma forma, ao escrever ou clicar em algum botão.

Nesta janela de 24 horas pode enviar conteúdo promocional e não-promocional. Após esta janela de 24 horas, só pode enviar conteúdo não-promocional (também chamado de conteúdo Subscription) e um conteúdo promocional de follow-up (chamado da regra do 24+1, que é uma exceção).

Está a violar as regras do Messenger ao fazer isto (ver https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/policy/policy-overview/#standard_messaging). Não pense que acontece só aos outros.

No outro dia recebi uma mensagem duma pessoa conhecida no espaço das formações, completamente vindo do nada, que iria haver um evento no dia X. Isto viola esta regra. Esta pessoa é uma excelente profissional, e talvez não saiba que está a violar as regras.

O objetivo desta regra é não tornar o Messenger numa plataforma de spam, e é isto que ouço de alguns clientes e alunos que me dizem que esta pessoa e aquela são uns spammers, e se estão no marketing deviam saber estas coisas.

Temos que nos lembrar que o Messenger é uma plataforma de permissão, não é empurrar produtos e serviços pela goela abaixo das pessoas.

Um conceito importante a saber é as “mensagens de subscrição” (Subscription Messaging). Estas mensagens podem ser enviadas em qualquer altura, mas desde que estejam aprovadas pelo Facebook para serem enviadas pela Página.

Estas mensagens de subscrição permitem enviar conteúdo não-promocional à sua lista do Messenger de forma regular. De qualquer forma, deve igualmente incluir nas suas mensagens uma forma fácil das pessoas se removerem (ex.: botão de unsubscribe junto de outras opções).

A vantagem das mensagens de subscrição é que podem ser enviadas a qualquer altura (fora da janela de 24 horas), desde que não tenham conteúdo promocional.

Para poder continuar a enviar estas mensagens de subscrição, tem de ter aprovação para elas. Se até então esteve a usar ferramentas como o Chatfuel, Mobile Monkey ou ManyChat, essa ferramenta tinha de ser aprovada pelo Facebook. Mas agora essa aprovação é feita a nível da página, e não da ferramenta que está a usar.

É aqui que a data de 1 de janeiro de 2019 é importante. A sua página tem de ser aprovada até esta data para poder enviar conteúdo de subscrição (a página, não a ferramenta que usa).

Isto até nem é complicado de fazer.

A razão pela qual o Facebook decidiu fazer isto, é talvez devido aos problemas de segurança e privacidade que tiveram, e isto é uma forma de continuarem a dedicar-se a resolver esses problemas e a proporcionar uma boa experiência aos utilizadores na plataforma.

Mesmo que não esteja a usar o Messenger no seu Marketing, aconselho fazer isto à mesma. Mais vale ter aprovação agora, e poder fazê-la mais tarde, do que não ter, deixar passar, e depois um dia mais tarde arrepende-se.

Ouvi de algumas pessoas que tiveram de enviar várias vezes este pedido para serem aprovadas. Se acontecer, não se preocupe porque o Facebook é um bocado esquisito no processo de aprovação. Continue a tentar ter aprovação.

Eis os passos para pedir aprovação para enviar conteúdos de subscrição.

1. Vá à sua Página Facebook.

2. Clique em Definições no canto superior direito.
Página Facebook, clicar em Definições.

3. No menu da esquerda, clique em Plataforma do Messenger.
Plataforma do Messenger

4. Faça scroll até ver “Funcionalidades avançadas de envio de mensagens. Aí verá opções de “Subcription Messaging” e “Info About People”.

5. Clique em “Request” na opção do “Subscription Messaging” e abre uma janela com opções para preencher.
Pedido Mensagens Subscrição

6. Seleciona o tipo de conteúdo que a sua Página envia: “Notícias”, “Produtividade” ou “Acompanhamento pessoal”. A maioria das pessoas estará na categoria de Notícias, mas escolha o que preferir.

7. Escreva o campo de “Provide additional details”, informando o tipo de mensagens que vai enviar as pessoas e qual a frequência delas.

8. Mais abaixo, escreva dois exemplos dum tipo de mensagem de subscrição que poderá enviar. O Facebook dá dois exemplos para servir de inspiração, um bom exemplo (não promocional), e outro mau exemplo (promocional).
Pedido mensagens de subscrição

9. Selecione a caixinha com o visto em “Confirmo que esta Página […]” e clique em “Guardar Rascunho”

10. Depois de a janela fechar, clique em Enviar para o Facebook.

Uma descrição informa que levará até 5 dias úteis para verem e aprovarem ou recusarem a sua aplicação. Este tipo de revisão é feito manualmente, por isso até pode levar mais tempo.

O que acontece se não fizer isto até 31 de dezembro de 2018?

Nem sempre tudo é preto no branco com o Facebook, e na minha opinião, penso que ainda irá ser possível pedir esta permissão após 31 de dezembro, que as Páginas poderão fazer este pedido. No entanto faça agora, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário