Facebook: como ser aprovado para mensagens de subscrição grátis

Facebook: como ser aprovado para mensagens de subscrição grátis

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


À medida que os chatbots e o Messenger Marketing começam a ficar mais maduros e utilizados como estratégia de marketing, o Facebook fica cada vez mais protetor.

O objetivo do Facebook é proporcionar uma boa experiência ao utilizador. O Facebook até está a dar mais prioridade a isto do que a receitas de anúncios (limitando espaços para anúncios, limites no orgânico, revisões manuais em apps, etc.).

Desta vez, o Facebook expande o seu controlo ao Messenger, tornando obrigatório para as Páginas terem permissão para enviarem mensagens de subscrição. Desta forma é mais fácil proteger os utilizadores de mensagens não solicitadas.

A data limite é 30 de Julho de 2019.

E porque é isto importante?

Se queres continuar a enviar mensagens de subscrição (não promocionais aos teus utilizadores, precisas de ser aprovado para tal.

Eis como obter a permissão.

Vai às Definições da Página, depois acede a Plataforma do Messenger do lado esquerdo do menu. Será necessário pelo menos acesso de Editor da página para fazer isto, mas provavelmente já és administrador.

Também podes aceder através destes links:

  • https://www.facebook.com/NOME-DA-PAGINA/settings/?tab=messenger_platform&ref=page_edit
  • https://business.facebook.com/NOME-DA-PAGINA/settings/?tab=messenger_platform&ref=page_edit
Plataforma do Messenger da Página Facebook
Ir à Página > Definições > Plataforma do messenger

Próximo passo é fazer scroll até cá abaixo ao “Funcionalidades avançadas de envio de mensagens”.

Aprovação para Mensagens de subscrição
Pedir aprovação para Mensagens de subscrição

Clica em “Pedir” e aparece uma janela a perguntar o tipo de mensagens que vais enviar, dando-te três tipos por onde escolher. A maioria das pessoas escolhe Notícias.

Tipo de mensagem da Página
Tipo de mensagem de subscrição da Página

Depois deves preencher detalhes adicionais em “Fornecer mais detalhes”, e é aqui que a maioria das pessoas se atrapalha, por isso usa este template, e adapta ao teu negócio.

A Página [João Alexandre] tem como objetivo ajudar negócios a terem sucesso com o Marketing Digital. A página dá frequentemente updates e ensinamentos sobre Anúncios, Bots do Messenger, fornecendo instruções detalhadas de forma a proporcionar uma boa experiência ao utilizador, através de vídeos, artigos e templates. As mensagens de subscrição são enviadas quando há alguma notícia importante no mundo do marketing digital, que seja relevante para o utilizador, ou quando oferecemos conteúdo útil e de valor. Isto é feito no máximo 2 vezes por semana, às vezes menos ainda. Estas mensagens são fáceis de fazer “opt-out” e são personalizadas na medida do possível, proporcionando conteúdo relevante, e nunca promocional.

A tua aprovação depende dum ser humano, um representante do Facebook, por isso agradece antecipadamente a revisão que te irão fazer.

Ainda não acabámos.

Agora temos de dar pelo menos 2 exemplos de mensagens que a tua Página possa enviar. A forma mais fácil é ir ao teu histórico de mensagens no ManyChat, no separador de Broadcats, e fazer copy&paste.

Caso não tenhas bons exemplos das tuas mensagens, escreve alguns exemplos hipotéticos do que irás enviar no futuro.

Exemplos de mensagens de subscrição
O Facebook dá exemplos de mensagens para ajudar

Eis duas mensagens de exemplo:

“Se quer poder enviar mensagens de subscrição em 2019, precisa de ter aprovação do Facebook para a Página que esteja a usar. Eis um artigo que irá ajudar a enviar o seu pedido.”

“Os anúncios Facebook permitem agora fazer otimização do orçamento a nível da campanha. Isto chama-se CBO (Campaign Budget Optimization), e a partir de setembro 2019, será apenas esta a forma de definir orçamento (irá acabar a opção de definir orçamento a nível do conjunto de anúncios. Veja este vídeo para perceber esta funcionalidade.”

Na secção de “Informação sobre as pessoas” (por baixo de Mensagens de subscrição”), é onde temos informação sobre o Género, Idioma local e Fuso horário. Escreve o teu texto de acordo com a recomendação do Facebook.

Informação sobre as pessoas
Informação sobre as pessoas

Eis um copy&paste que podes usar.

Género: “Precisamos de saber o sexo do utilizador para poder mencionar a palavra correta na língua Portuguesa (ex.: está lembrado? ou está lembrada?)

Idioma local: “Pessoas de vários países enviam-nos mensagens e temos de saber comunicar com elas no idioma em que falam.”

Fuso horário: “Como iremos enviar updates de notícias, devemos fazê-lo durante certas alturas do dia.”


Género da pessoa
Justifica porque precisas acesso ao sexo da pessoa

Depois disto preenchido, assinala a caixinha para confirmar a política do Facebook, guarda o rascunho e envia para revisão. Em algumas horas ou alguns dias, serás aprovado para envio de mensagens de subscrição.

Pedido recebido pelo Facebook
O pedido é enviado, agora jogamos o jogo da espera

Pode acontecer que sejas recusado. O Facebook dará um exemplo em que achas que falhaste, dando-te outra oportunidade para enviares o pedido. Portanto não desistas, sê paciente, aprende com o erro e continua a enviar pedidos, e o teu bom senso, juntamente com estas dicas.

Resposta do Facebook
Resposta do Facebook (se foste desaprovado)

Nota: Desde 30 abril de 2019, uma Página tem de ser aprovada a nível da Página, na opção de Mensagens de Subscrição, para poderem usar a API de Broadcast. Apps a que foram concedidas permissões para mensagens de subscrição a nível da app, não irão ter mais essa permissão. Esta mudança tem efeito imediato no Graph API v3.3 e acima, e será aplicado a todas as versões abaixo a 30 julho de 2019.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário