Maneiras garantidas de obter links para o teu blog

Chatbots

Atualizado: Dezembro 2019


Trazer tráfego de qualidade para um blog e criar um público que esteja envolvido contigo e com a tua marca é um dos maiores desafios para um(a) empreendedor(a) ou blogger. Há muitos blogs de sucesso e praticamente qualquer tópico já foi coberto na blogoesfera, o que torna as coisas difíceis quando “um novato” quer atrair muitas pessoas para ler o conteúdo dele.

Muitos novos, mas potencialmente grandes bloggers, acabam por desistir porque não conseguiam encontrar uma forma de fazer com que as pessoas se interessassem por aquilo que eles escrevem. Não é necessário investir tempo e talento numa proposta derrotista, mas primeiro temos de saber se não estaremos a desistir cedo demais.

Há formas de aumentar os links para o seu blog e atrair muitos leitores, e o melhor de tudo é que o Google até gosta destes métodos.

Apresenta conteúdo de qualidade

Escreve e apresenta conteúdo de qualidade, porque as técnicas de link building só trazem as pessoas para o seu blog. É o conteúdo é que vai fazer com que elas fiquem, ou não fiquem. Não escrevas pelo simples facto de empurrar conteúdo cá para fora. Mais vale um bom artigo por semana, do que três peças à pressão semanalmente.

Determina o teu segmento de mercado (nicho)

Define o seu nicho. Se estás interessado(a) em obter links de qualidade para teres um blog de sucesso, tens de ter o teu público-alvo bem definido. Se os teus potenciais leitores chegaram ao teu blog através dum backlink porque acharam curioso, tens de lhes dar aquilo que eles estão à procura. Um nicho bem definido vai apelar a outros bloggers para apontar links para o teu blog, o que por sua vez poderá ajudar a posicionar-te como expert na tua área.

Sê “guest poster”; usa os fóruns

Se queres que as pessoas te conheçam, faz uso de ti como escritor convidado (guest poster). Oferece-te a escrever para alguns blogs bem posicionados no teu mercado e poderás obter alguns links de alta qualidade para o teu blog. Isto é uma boa forma de promover o teu blog e aumentares os teus leitores. Costuma-se dizer que o “conteúdo é rei”, portanto escreve conteúdo de qualidade para os sítios onde servires de escritor(a) convidado(a).

Escrever tópicos e posts em fóruns que sejam de alta qualidade também é uma boa estratégia para angariares links. Lembra-te que tem de ser conteúdo produtivo para os leitores desse fórum, deve resolver algum problema ou ajudar nalguma solução para ser produtivo para os membros.

Comenta em blogs

Comenta nos blogs das outras pessoas. Isto pode ser uma boa forma de trazer algumas pessoas para o teu próprio blog. Segue os blogs mais importantes do teu nicho e coloca comentários construtivos de forma a dares-te a conhecer e iniciares a interação com os teus potenciais leitores e visitantes. Sê transparente e credível e irás não só aumentar o tráfego para o teu blog como obter links de qualidade dos teus leitores.

Liga às pessoas e não tanto aos motores de busca

Obter backlinks é uma medida de popularidade para os motores de busca, mas mais importante que isso é teres um blog para seres humanos, e não para robôs. Quando começas a perceber os desejos e necessidades do teu público-alvo, serás capaz de lhes dares aquilo que eles precisam. Apresenta conteúdo educacional e útil, sabendo o que é que os teus leitores estarão à procura para lhes dar uma melhor experiência de utilizador quando estão no teu blog.

Quando começares a ter comentários, lê-os regularmente e mantém-te envolvido nas conversas. Esta é uma boa maneira de entenderes as necessidades dos teus leitores e se lhes conseguires satisfazer as mesmas, o Google vai acabar por gostar de ti. O Google manda muito neste jogo, mas isso não quer dizer que os aspeto humano não interesse também. Se endereçares os problemas que o teu público-alvo quer saber resolver, então eles irão provavelmente dizer aos outros sobre o teu blog, arranjando-te mais links.

Aumenta a autoridade do domínio

Os links internos que apontam para artigos específicos são regra geral menos úteis do que aqueles que apontam para o domínio principal (oteudominio.com). Podes concentrar-te em aumentar os backlinks para o teu domínio principal e depois apontar os links internos para páginas ou artigos específicos. Isto irá dar maior autoridade ao teu domínio no geral e os teus artigos e páginas irão aumentar de autoridade e posicionamento pela associação ao domínio.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário