6 razões porque os bots são importantes

6 razões porque os bots são importantes

Apoiar nas estatísticas

Atualizado: Outubro 2019


Está a ficar cada vez mais difícil chegar aos seus clientes e atingir novos potenciais clientes.

A média de abertura de email anda nos 20%, o que significa que 8 em cada 10 pessoas estão a ignorá-lo(a). E as taxas de clique são ainda mais baixas, abaixo dos 4%.

Os seus clientes estão a passar cada vez mais tempo nas redes sociais do que no seu site. E mesmo que esteja no Facebook, Instagram, LinkedIn, só uma pequena porção dos seus seguidores veem os seus posts.

As estatísticas não mentem.

As redes sociais, email marketing, blogging, estes foram boas formas de conseguir novos clientes… mas já não produzem tão bons resultados como antigamente.

Então quais os canais que você deverá usar para chegar aos seus potenciais clientes, algo que funcione bem hoje e funcione bem nos próximos 5 anos?

A resposta são os Bots do Messenger, e vou-lhe explicar porquê.

Logotipo messenger e bot

Os Bots são o futuro, agora

Mais especificamente, marketing em apps de mensagens. Não necessariamente só o Messenger, mas também o Whatsapp, por exemplo.

Durante 2018 para a frente, as empresas vão começar a apanhar a importância dos Bots. As que não o fizerem, vão apanhar migalhas do chão dos concorrentes que as sabem usar.

Esta é a minha previsão.

A partir de 2020, nessa década, as marcas vão ter bots do messenger em todas as plataformas, e de tal forma sofisticadas, que serão a forma preferida das pessoas se tornarem clientes e de contactarem com as empresas.

Eles vão deixar para trás a web e as apps como primeiro ponto de contacto. Irão deixar para trás o email marketing como forma principal de comunicar com os seus clientes e leads.

Agora você deve estar a pensar “Epa João, a maioria das pessoas HOJE não faz ideia do que são chat bots. Como podes dizer que isto é o futuro?”

Vou explicar porquê.

1. As pessoas usam apps de mensagens

As pessoas usam apps de mensagens (messenger, whatsapp) para comunicar umas com as outras, mais do que o email ou outra forma de comunicação online.

Isto não é uma tendência: isto já acontece. Veja como você comunica com os seus amigos, família e colegas. Provavelmente já usou apps de mensagens como o Facebook Messenger, WhatsApp, Slack, etc.

As pessoas gostam de comunicar desta forma, porque é rápido e prático.

Não é teoria, isto está a acontecer e cada vez a comunicação será mais rápida e instantânea, com as pessoas a usarem algum tipo de comunicação via este tipo de apps de mensagens.

2. Mais fácil de chegar às pessoas

As empresas precisam de chegar aos seus clientes e potenciais clientes via estas apps de mensagens, da mesma forma que o fazem com o email.

Se não acredita, confira as estatísticas…

Há mais de 1.2 biliões de utilizadores mensais ativos no Facebook Messenger. O seu cliente está no Messenger.
Crescimento utlizadores Messenger até Abril 2017
Fonte: TechCrunch

As apps de mensagens ultrapassaram o n.º de utilizadores nas redes sociais.
Apps mensagens vs redes sociais
Fonte: Business Insider

Se está a ler isto, provavelmente é um(a) empreendedor(a) ou marketer inteligente e está à procura duma melhor forma de chegar ao seu público-alvo.

Porque é isso que é o marketing: uma maneira de saber onde está o seu público, ir lá, e mostrar-lhes como resolver o problema deles.

3. Bots são bons para educar e vender

Fazer Marketing no Messenger não significa fazer spam. Com bots pode captar mais leads, mais rapidamente, podendo educá-las com conteúdo de valor, para que confiem em si, na sua marca, e eventualmente se tornem clientes.

Este é um ótimo canal para chegar às pessoas, educá-las, e interagir com elas, proporcionando-lhes uma boa experiência.

4. Bots são bons para segmentar clientes ideais

Os bots do Messenger são ideais para acompanhar e segmentar o seu potencial cliente.

Pode usar os chat bots para identificar e qualificar os seus potenciais clientes numa questão de cliques em menos de um minuto, e tudo feito no Messenger.

Não irá conseguir obter tamanha boa informação, e tão rápido do que usasse o email, redes sociais (posts) ou outros meios típicos de tentar chegar às pessoas (offline).

5. Messenger é o melhor sítio para bots

Pode criar bots em várias plataformas, mas o Facebook Messenger é a melhor plataforma para os chatbots porque o Facebook está ativamente (e agressivamente) a melhorar o Messenger.

Mark Zuckerberg Messenger

Foi em Abril de 2016 que Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, anunciou ao mundo que a app do Messenger abriu as portas aos chatbots. A equipa do Facebook tem ativamente puxado utilizadores para usar e interagir com bots.

Os +1.2 biliões de utilizadores (e a crescer) no Facebook Messenger são prova viva de que este é um mercado grande o suficiente para ter sucesso. O ideal é expandir depois para outras apps de mensagens para chegar ainda a mais pessoas, como por exemplo através do WhatsApp.

6. Bots poderão substituir sites e apps

É muito provável que no decurso da próxima década os bots consigam usar linguagem de processamento natural e poder vir a substituir websites e apps como a principal forma das empresas comunicarem com os clientes.

Num mundo ideal, teremos estes bots a automatizar o seu marketing, as suas vendas, apoio a cliente, de entre muitas outras coisas. Mas esse futuro ainda não existe… ainda…

O que o futuro nos reserva?
Uma coisa sabemos: marketing no Messenger é o futuro, agora. É esta a nossa oportunidade de explorar águas ainda pouco usadas.

No longínquo ano de 2003, os marketers e as empresas não tinham a certeza se o email iria ser popular ou não. Mas ele foi, porque começou a ser usado pelos “early adopters”, aquelas pessoas que não têm medo de usar novas tecnologias, comprar novos produtos, ter novas experiência, usar novas táticas de marketing.

Rapaz com iPad na mao coisas a saltar do ecra

Estas pessoas viviam no futuro, aproveitaram ao máximo e tiveram o sucesso merecido.

Se você é marketer ou empreendedor, não pode ignorar os chatbots. É esta a sua oportunidade para entrar enquanto ainda tem tempo, enquanto o mercado não está saturado.

Pode usar os bots antes que a sua concorrência fique ciente deles e descubra como os usar bem.

Agora vá criar o seu primeiro bot.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário