Retargeting no Facebook: vá atrás de quem interessa

Retargeting no Facebook: vá atrás de quem interessa

Chatbot phone

Atualizado: Outubro 2019


Um erro que muitos anunciantes fazem é focarem-se apenas em criar novos públicos, esquecendo-se das pessoas que já estão familiarizadas com a sua marca.

Ou seja, deixam para trás as pessoas a quem deviam estar a alcançar (que já conhecem a sua marca), e tentam ir atrás de um público frio de pessoas que não o conhecem.

Se não está ativamente a tentar re-interagir com a sua comunidade, então está a perder dinheiro “às resmas”.

Isto faz-se com retargeting.

O que é o retargeting

Já alguma vez foi a um site, saiu, e depois viu um anúncio no Facebook (sobre aquele produto ou serviço que viu)?

Isso é retargeting.

Retargeting anuncio

O Facebook sabe que você visitou aquele site, porque este tinha um pequeno código do Facebook nele. Isto permite àquela empresa mostrar-lhe anúncios com base nas páginas que você visitou naquele site.

Retargeting é a possibilidade de mostrar anúncios a pessoas que interagiram com a sua empresa anteriormente.

Neste artigo vou-lhe mostrar as 3 fontes de públicos “mornos” (que já conhecem) que deve usar antes sequer de querer ir atrás de públicos “frios” (que ainda não conhecem).

Retargeting Público #1 – Interação com Página

Se as pessoas interagem com a sua Página no Facebook, é provável que estejam (minimamente) interessadas na sua empresa, produto ou serviço.

Puxe essas pessoas de volta.

Pode fazer isto ao criar um público personalizado das pessoas que interagiram com a sua Página.

Dá para criar públicos de pessoas que visitaram a sua página, interagiram com publicação ou anúncio, clicaram em qualquer botão de apelo à ação, enviaram mensagem para página, ou que guardaram a página ou uma publicação dela.

Então como fazer? Comece por aceder a Públicos.

Aceder a públicos

Selecione Criar Público > Público personalizado.

Criar público personalizado

Selecione Interação.

Criar público personalizado Interação

De seguida, escolha Página do Facebook.

Criar público personalizado Interação Página

Aqui vê todos os públicos que pode criar com base na interação da sua página Facebook. Crie o seu público e ele irá aparecer na sua secção de Públicos. Poderá demorar alguns minutos até ser populado.

Opções de interação com página

A vantagem destes tipos de público é darem-lhe a possibilidade de especificar quem você quer atingir com os seus anúncios.

Por exemplo, suponha que tem uma sapataria que vende calçado para homens e mulheres. Pode utilizar estes novos públicos para criar promoções e depois especificar o tipo de público para ser só homens ou só mulheres.

Retargeting Público #2 – Tráfego no site

Quando visita um site, anda a navegar pelo site porque gosta dele, ou porque está à procura duma coisa específica, talvez um produto ou serviço de interesse? Provavelmente é a segunda.

Embora definir públicos de pessoas que visitam o seu site pode parecer uma escolha óbvia para chegar às pessoas certas, os anunciantes ainda se esquecem destas pessoas.

Mas não podem esquecer.

Porque estas pessoas que já visitaram o seu site estão familiarizadas consigo, e muito mais inclinadas a comprarem algo de si.

Para criar este público, aceda a Públicos e Criar Público > Público personalizado.

Criar público personalizado

Selecione Tráfego no site e continue.

Público tráfego no site

Aqui terá várias opções para criar um público das pessoas que visitaram o seu site. As principais são todos os visitantes do site, pessoas que visitaram páginas específicas e visitantes por tempo gasto.

Público personalizado tráfego site principais

Mas também pode criar públicos com base nos seus eventos padrão, tais como Lead, AddToCart, Purchase, etc. Clique aqui para saber mais sobre eventos padrão.

Público personalizado tráfego site eventos

Porquê criar públicos deste tipo de pessoas?

É provável que quando alguém visita o seu site (e for um site elegante), eles vão conhecer mais sobre si, a sua marca, o seu produto ou serviço. Desta forma irão subconscientemente confiar mais em si porque você tem uma boa presença online.

Ao criar públicos destas pessoas, pode voltar a lembrá-las da sua marca, com anúncios, para continuar este processo de familiarização e confiança consigo.

Isto faz do processo de habituar as pessoas à sua marca. Estudos mostram que quanto mais vezes as pessoas virem a sua marca, anúncios, produtos e serviços, mais confiança têm em si.

Crie pelo menos três tipos destes públicos de tráfego no site.

Retargeting Público #3 – Clientes atuais/lista email

Os seus clientes ou subscritores na sua lista de emails são das pessoas mais fáceis que podemos voltar a atingir com o nosso marketing.

Elas já compraram algo de si, ou deram-lhe o endereço de email. Isto mostra que há confiança na sua marca, e que estas pessoas estão recetivas à sua comunicação.

Estas pessoas querem mais informação sua, querem comprar de novo. Mas se você não aparecer à frente delas, o que as impede de irem ter com um concorrente, ou não comprarem de todo nada de si?

Eis como criar um público personalizado dos seus atuais clientes ou lista de email.

Selecione Criar Público > Público personalizado.

Criar público personalizado

Escolha ficheiro de clientes.

Público personalizado ficheiro de clientes

Pode escolher carregar a partir dum ficheiro, importar do mailchimp, e ainda criar um público de LTV, mas ignore este por agora porque é mais avançado. Normalmente escolho “Adicionar clientes do teu próprio ficheiro[…]”

Como carregar ficheiro de clientes

No próximo ecrã pode carregar o seu próprio ficheiro, que pode ser uma folha de cálculo do Excel (CSV) ou um simples ficheiro de texto (TXT), ou pode copiar e colar.

 width=

O que o Facebook vai fazer é corresponder os contactos da sua lista com utilizadores que tenham o mesmo email no Facebook (juntamente com outros campos como nome, telemóvel, etc., se aplicável).

Se o Facebook não encontrar um email de utilizador na rede social que seja igual ao da sua lista, ele não será mapeado/correspondido.

Há pessoas que se inscreveram no Facebook com um email diferente daquele que costumam aceder, é por isso que nem sempre existem correspondências certas. Mas normalmente, duma lista de 1000 emails, pode contar com cerca de 600 ou 700 correspondências.

Público personalizado ficheiro de clientes pronto


Conclusão destes 3 públicos

Fazer anúncios para os seus fãs, clientes e subscritores, vai-lhe dar um aumento na sua classificação de relevância dos anúncios (quão relevante é o seu anúncio para as pessoas).

Também vai baixar o custo dos seus anúncios, porque está a atingir pessoas “mornas” na sua comunicação. Elas estão prontas para comprar, ou para saber mais sobre si. Meta-se à frente delas.

Browser de anúncio de vídeo

Em vez de se preocupar com a copy perfeita, ou a imagem perfeita para fazer anúncios para chegar a públicos frios, foque-se nas pessoas que já conhecem a sua marca.

Isto não significa que não devia ir atrás de públicos frios. Não. Pode continuar a ir atrás de pessoas que ainda não conhecem a sua marca. O propósito deste artigo é não esquecer as pessoas que estão mais inclinadas a tornarem-se seus clientes.

Agora vá criar estes públicos e comece a faturar.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário