Criativo: Testes de Divisão no Facebook

Criativo: Testes de Divisão no Facebook

Instalar app em tablet

Atualizado: Outubro 2019


Os testes de divisão no Facebook é uma opção do Facebook que permite testar os seus anúncios para mostrar às pessoas aquele que têm o melhor desempenho.

Estes testes de divisão são úteis particularmente porque dá para testar também o “criativo” do anúncio, ou seja, o texto e as imagens, uma nova variável possível de ser testada.

Não confundir isto com o Dynamic Creative, que é outra opção que o Facebook nos permite.

Estes testes de divisão são uma ótima maneira de saber qual é o seu anúncio com melhor desempenho sem haver sobreposição do público.

Eu explico.

Testes de divisão Facebook

Para usar esta opção dos testes de divisão tem de usar um destes objetivos de campanha: Alcance, Tráfego, Instalações da app, Visualizações de vídeo, Geração de leads, Conversões ou Vendas do catálogo de produtos.

Testes de divisão Facebook campanhas

Ao criar a sua campanha vai notar na opção de Criar teste de divisão. Faça o “visto” na caixinha para selecionar.

Criar teste de divisao campanha

Um dos grandes benefícios dos testes de divisão da variável do Criativo é não haver sobreposição de públicos. O Facebook vai aleatoriamente escolher quem vai ser testado contra quem, não sendo necessárias exclusões no Público.

Clique Continuar. A nível do conjunto de anúncios vai-lhe aparecer esta opção, que é onde pode selecionar a variável a testar.

Variáveis teste divisao

As variáveis disponíveis para testar são:

  • Criativo (texto e imagens do anúncio)
  • Otimização de publicação (ex.: Conversões vs Cliques na ligação)
  • Público (ex.: público personalizado vs ligações da página)
  • Local de publicação (ex.: Feed de notícias, Instagram)

Note que o “Criativo” é a nova variável disponível. “Criativo” é o texto e as imagens do anúncio.

Selecionar variáveis para teste de divisao

Antigamente se queria fazer um teste de divisão do criativo, era complicado fazer bons testes A/B sem haver sobreposição de público.

Antes do “Criativo”, tinha de fazer uma de duas coisas:

1. Criar dois ou mais anúncios no mesmo conjunto de anúncios.
O Facebook faria uma otimização para mostrar mais impressões do anúncio com melhor desempenho. Os anúncios eram mostrados ao mesmo público, sendo que alguns poderiam ver uma das variações, enquanto outros poderiam ver todas as variações.

ou…

2. Criar vários conjuntos de anúncios com apenas um anúncio (diferente) em cada um deles.
Assim podíamos ter um anúncio com uma variação de texto+imagem apontado para um público, e outro anúncio com outro texto+imagem mostrado para outro público. Era necessário no entanto um cuidado adicional para verificarmos se cada público usado em cada conjunto de anúncios não tinha sobreposição.

Mas estas duas opções são maus testes, porque:

  • no primeiro caso temos o mesmo público, ok, mas algumas pessoas iriam ver apenas um dos anúncios, enquanto outros iriam ver todos os anúncios, porque temos vários anúncios dentro do mesmo conjunto de anúncios;
  • no segundo caso temos públicos diferentes (porque temos conjuntos de anúncios diferentes), e aí sim, sabemos que um público vê um dos anúncios, e o outro público vê o outro anúncio. No entanto para este cenário ser possível não poderia haver sobreposição de público.

Assim nenhuma destas opções era ideal, porque os bons resultados eram devidos ao criativo (texto + imagem) ou era do público definido? Não dava para saber.

Mas ao escolher fazer um teste de divisão de Criativo, isto já é possível. Além do Criativo, também pode escolher Otimização da publicação, Público e Publicação.

Variáveis teste divisao todos

Vamos fazer este exemplo ao usar o Criativo como variável a ser testada.

Selecione então a variável que quer testar (Criativo), crie o seu público e as outras opções a nível do conjunto de anúncios.

Na secção do Orçamento e horário, há uma nota que indica que o orçamento será distribuído uniformemente pelos anúncios que estamos a testar.

Orçamento e horario distribuido anuncio

Há também um requisito que temos de cumprir: o seu teste de divisão tem de correr durante 3 a 14 dias. Isto é necessário para que o algoritmo do Facebook consiga ter uma boa amostra para poder determinar o vencedor.

Podemos no entanto terminar o teste de divisão quando um vencedor tiver sido encontrado.

Teste divisao vencedor encontrado

O Facebook vai terminar o teste logo que tenha informação mínima para poder escolher qual o vencedor do teste a ser feito.

Teste divisao vencedor explicacao

Do lado direito vai reparar numa secção nova, que mostra como o Facebook organiza o seu teste de divisão. Note como temos versões diferentes do anúncio dentro de conjuntos de anúncios diferentes.

Testes de divisão organizacao

O que isto significa é que apesar de estarmos a criar um único conjunto de anúncios, o Facebook vai criar um conjunto de anúncios adicional para cada versão de anúncio a ser testada.

Cada conjunto de anúncios terá exatamente as mesmas definições do original (mesmo público etc.). Lembre-se que estamos a testar o Criativo neste exemplo.

O melhor disto tudo é que não haverá sobreposição de público. Cada utilizador só irá ver uma variação do anúncio, sendo os utilizadores escolhidos aleatoriamente.

Pode criar até cinco variações de anúncio, que serão designadas como Anúncio A, Anúncio B, etc. Na imagem em baixo tenho 3 versões de anúncio diferente, mas podia ir até ao “E”.

Testes de divisão do Criativo anuncios

Crie os seus anúncios como normalmente, selecionando a sua imagem, colocando link, escrevendo o título, texto, descrição do link e o apelo à ação.

Quando clicar em “Testar Outro Anúncio” o Facebook copia o anúncio anterior para só precisar de alterar os elementos que quiser no novo.

Conclusão

Os testes de divisão no Facebook são uma boa forma de encontrar quais as variáveis que irão dar melhor desempenho aos seus anúncios, e em particular, a variável do Criativo, que ajuda a encontrar qual a melhor combinação de texto e imagem.

Os Testes de Divisão, e uma outra opção que o Facebook também tem, que é o Dynamic Creative (não confundir os dois), permite aos anunciantes terem anúncios de alto desempenho.

Já experimentou esta opção nos seus anúncios?

NOTA: O Teste de Divisão da variável Criativo encontra um vencedor, garante que não há sobreposição de público e compara os resultados em até cinco variações de anúncios. O Dynamic Creative testa aleatoriamente variações de até trinta criativos diferentes, no mesmo anúncio, mas não escolhe o vencedor, apenas mostra quais as versões com melhores resultados.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário