Trabalhas no marketing ou ajeitas papéis?

Adicionar ao carrinho

Atualizado: Outubro 2019


Imagem para artigo

Trabalhas no marketing ou “ajeitas papéis”?

Há aquela tendência de nos concentramos nos KPIs (Key Performance Indicators), ou seja, nas estatísticas, números e métricos. Coisas como: em quantos artigos fomos mencionados? Quantas pessoas viram os nossos posts? Quanto cliques tivemos no mês passado? Quantas vistas de página tivemos? Quantos seguidores tivemos?

Isto são métricos que se espera dos profissionais do marketing de poder reportar ao cliente ou ao chefe, numa base diária, semanal ou mensal. Quando os números estão alinhados com o que pensamos que é bom, é fácil pensar que “hmm, está tudo a correr bem”.

Mas atenção numa coisa.

Como é que esses métricos estão a resultar em clientes e vendas? É fácil “ajeitar papéis” na secretária e ir olhando para estatísticas.

Aqueles seguidores extras levaram à angariação de algum novo cliente? Os artigos que temos foram lidos? A nossa mensagem foi passada convenientemente? As visitas ao website levaram a contactos ou vendas?

Por outras palavras, os nossos esforços resultaram em algo que possamos abanar a cabeça “sim” e dizer que estamos mais perto dos nossos objetivos?

Às vezes temos de pensar como uma criança e perguntar “porquê” repetidamente e de forma chata a nós próprios, em tudo aquilo que fazemos para chegar à raíz do problema.

Se não sabemos o PORQUÊ de estarmos a fazer alguma coisa, só estamos a ajeitar papéis e a desperdiçar o orçamento.

Portanto da próximo vez, sê crítico(a). Não ajeites papéis. Pergunta a ti mesmo(a) porque é que estamos a fazer isto e como é que isto vai resultar em objetivos de negócios? É assim que se chega a um resultado palpável, não a olhar para estatísticas bonitas.


Ao teu sucesso,
assinatura-joao-78x50-nenhuma
João Alexandre
Estratega Digital

Marketing Digital sem espinhas

Deixe um comentário